Nesta sexta-feira (26), os brasileiros foram surpreendidos a notícia de que duas novas candidatas a vacinas contra a Covid, produzidas no Brasil, estão prontas para serem testadas: a Butanvac, do Instituto Butantan, e a Versamune, uma parceira da USP Ribeirão Preto, da empresa Farmacor e do governo federal.

As duas querem iniciar os testes clínicos muito em breve. No momento, a Anvisa já está analisando o pedido de liberação, e o Fantástico mostra como está o andamento das pesquisas para a fabricação delas.

A Versamune é produzida em diferentes laboratórios e o consórcio não quis informar onde eles ficam alegando que a informação é sigilosa. O acesso às amostras da vacina também foi negado.

A Butanvac está sendo desenvolvida no próprio Butantan e nossa equipe foi até o local para mostrar a fabricação das doses.